Pesquisadores usam luz solar para produzir água potável

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pesquisadores da University of South Australia alegam ter desenvolvido uma forma econômica de produzir água potável usando materiais sustentáveis e luz solar. 

“Luz do Sol para resolver a crise mundial de água potável”, diz o título do estudo divulgado pela instituição de ensino. Leia a íntegra.

A equipe liderada pelo professor associado Haolan Xu refinou uma técnica para transformar a água do mar em água doce através de uma evaporação solar altamente eficiente.

O estudo apontou que o sistema é capaz de oferecer “água potável diária suficiente para uma família de quatro pessoas a partir de apenas um metro quadrado de fonte de água”.

De acordo com o professor Haolan Xu:

“Nos últimos anos, deu-se muita atenção ao uso da evaporação solar para criar água potável, mas as técnicas anteriores eram muito ineficientes para serem úteis na prática. Superamos essas ineficiências, e nossa tecnologia agora pode fornecer água potável suficiente para atender a muitas necessidades práticas por uma fração do custo das tecnologias existentes.”

Xu acrescentou:

“Desenvolvemos uma técnica que não apenas evita qualquer perda de energia solar, mas também extrai energia adicional da água em massa e do ambiente circundante, o que significa que o sistema opera com 100 por cento de eficiência para a entrada solar e extrai outros 170 por cento de energia do água e meio ambiente. ”

Caso esta invenção se prove frutífera, poderá mudar a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

O professor completou:

“Esta tecnologia realmente tem o potencial de fornecer uma solução de água potável de longo prazo para pessoas e comunidades que não podem pagar outras opções, e estes são os lugares onde tais soluções são mais necessárias.”