Maior usina de dessalinização do Brasil será construída no Ceará

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O governo do Ceará assinou, nesta terça-feira (20), um contrato com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Ceagece) para implantação da maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil.

A fase de estudos e licenciamento da usina levará 18 meses e depois poderão ser iniciadas as obras físicas, previstas para durarem dois anos.

A usina de dessalinização quando estiver em pleno funcionamento, em 2025, na Praia do Futuro, vai diversificar a matriz hídrica do estado do Ceará para o abastecimento de Fortaleza e da Região Metropolitana (RMF).

O sistema de dessalinização de água marinha é uma importante alternativa de fornecimento complementar de água para abastecimento humano, pois não depende da variação climática, nem da regularidade das chuvas.

Além disso, as tecnologias de dessalinização que serão usadas na usina são autônomas e capazes de produzir água de qualidade superior aos padrões de potabilidade previstos na legislação brasileira.

O projeto da usina no Ceará, que tem custo estimado de R$ 500 milhões, será a maior parceria público-privada já firmada no estado.

O objetivo da usina é diversificar as fontes de água potável da capital e região metropolitana.