5 curiosidades sobre a mensagem final do criador do Bitcoin

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

No dia 26 de abril de 2011, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, enviou e-mails para outros desenvolvedores, deixando claro que havia “migrado para outros projetos”.

10 anos depois, a história do Bitcoin está — de muitas formas — apenas no início, apesar de continuar alcançando novas altas com frequência.

Cada vez mais há um reconhecimento internacional da invenção de Nakamoto: uma moeda digital livre do controle de qualquer governo.

Abaixo, com base em uma reportagem da revista Forbes, nós te apresentamos 7 curiosidades sobre o criador do Bitcoin.

1. Satoshi sabia que o bitcoin era um avanço científico

O desenvolver do Bitcoin foi capaz de inventar algo genuinamente novo, mas também de contextualizar a conquista de forma bem específica.

Em uma subpágina no site original da criptomoeda, o Bitcoin.org, Satoshi afirmou que o bitcoin resolveu o “problema dos generais bizantinos”.

A declaração de Satoshi prova que ele era versado em história da ciência da computação e capaz de definir exatamente o que havia conquistado, mesmo que o mundo levasse algum tempo para entender o seu feito.

Satoshi Nakamoto

2. Satoshi via o bitcoin como uma alternativa ao Banco Central

Em 2009, durante discurso na Fundação P2P, Satoshi declarou:

“A raiz do problema com a moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O banco central deve ser confiável para não depreciar a moeda, mas a história das moedas fiduciárias está cheia de violações dessa confiança. Os bancos devem ser confiáveis ​​para manter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em ondas de bolhas de crédito com apenas uma fração na reserva.”

Banco Central vende dólares das reservas pela 1ª vez em dez anos

3. Satoshi estava assustado com possíveis problemas do Bitcoin

Em 2010, Satoshi percebeu que o bitcoin era suscetível a ataques e dedicou o restante do seu trabalho a tentar impedir ataques.

PF segue possível rastro de bitcoin deixado pelos hackers

4. Usuários do bitcoin se tornaram críticos de Satoshi antes da saída

Após um período de lua-de-mel, no final de 2010, os usuários do Bitcoin se desassociaram totalmente de Satoshi. 

Bitcoin quebra novo recorde ao ultrapassar barreira dos US$ 35 mil

5. Satoshi removeu seu nome do bitcoin antes de sair do projeto

Antes de anunciar sua saída, Satoshi removeu seu nome da reivindicação de direitos autorais do software do Bitcoin, deixando o código para todos os “desenvolvedores do bitcoin”.

Gigante dos games compra 1,7 mil Bitcoins no Japão